Apostolado da Oração

 

O Apostolado da Oração (AO) é um caminho espiritual que a Igreja propõe a todos os cristãos para os ajudar a ser amigos e apóstolos de Jesus Ressuscitado na vida diária.

 

A intimidade com Jesus, alimentada na oração quotidiana, faz com que a pessoa se torne interiormente disponível para a missão de Cristo, desejando colaborar com Ele na redenção do mundo. O Apostolado da Oração é também uma rede mundial de oração ao serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja, expressos nas intenções mensais de oração do Papa. Esta rede mundial de oração conta com mais de 40 milhões de pessoas, presentes em 86 países.

 

Por meio do Batismo, todos os fiéis participam do múnus sacerdotal, real e profético de Cristo, e são destinados pelo Senhor para a atividade apostólica de sua vocação. Dentro desta vocação universal ao apostolado, o Apostolado da Oração constitui a união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção, e desta forma, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo.

 

Assim como Cristo, ensinando e praticando as obras de misericórdia, propagou o seu Reino e ao mesmo tempo remiu o mundo, oferecendo desde o início sua vida ao Pai pelos homens, rogando por eles e consumando sua oblação pelo mérito pascal; assim também todo apostolado externo deve estar unido à oração e ao sacrifício a fim de que, em virtude do Sacrifício da Cruz, contribua para a edificação do Corpo de Cristo.

 

De sua parte, esta relação com Cristo, Sumo Sacerdote, necessariamente requer uma íntima união com Ele por meio do amor pessoal; por isso, o Apostolado da Oração atribui singular importância ao culto do Coração de Jesus, pelo qual os fiéis, penetrando mais profundamente no mistério do amor de Cristo e daí participando mais estreitamente do mistério pascal do Senhor, correspondem ao amor com que o nosso Salvador, imolando-se pela salvação do mundo, do seu coração transpassado deu vida à Igreja (Jo 19,34).

 

Para exercer esta vocação apostólica, o Apostolado da Oração oferece aos fiéis um programa de espiritualidade apostólica, cujo centro é o Sacrifício Eucarístico.

 

Este programa consta dos seguintes elementos:

 

  • Sacrifício da Missa com o oferecimento cotidiano

  • Culto ou espiritualidade do S. Coração de Jesus

  • Devoção à Santíssima Virgem Maria

  • Vontade de sentir com a Igreja

  • Cuidado assíduo de orar

 

Extraído do Manual do Coração de Jesus. Ed Loyola, São Paulo, Brasil, 1983.

© 2015 by Paróquia São Sebastião. Proudly created with Wix.com

  • facebook-square
  • Twitter Square