Catequese Infantil

 

“Deixai vir a mim as criancinhas e  não as impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se parecem com elas” – Lc 18,16

 

A catequese é compreendida como processo de educação permanente da fé em comunidade. A finalidade é levar o catequizando a conhecer, acolher, celebrar e vivenciar o mistério de Deus, manifestado em Jesus Cristo, que nos revela o Pai e nos envia o Espírito Santo. Conduz à entrega do coração a Deus, à comunhão com a Igreja, corpo de Cristo, e à participação em sua missão. (cf. DGC 80-81; Catecismo 426-429).

 

Busca oferecer às crianças uma formação adequada, que possibilite a vivência dos valores evangélicos. Um dos seus objetivos principais é a preparação para celebrarem a Primeira Comunhão Eucarística. No entanto, não é o objetivo único. O processo catequético deve formar crianças para os valores do Evangelho, ajudando-as a viver a partir da interação Fé e Vida. Desse modo, a catequese não pode ser vista como um curso, mas como um processo de educação da fé.

 

A Palavra de Deus é a fonte inspiradora de toda ação catequética. Além disso, utiliza o princípio metodológico da interação Fé e Vida:

 

Ver - Iluminar - Agir - Celebrar - Rever

 

que nos dá segurança e eficácia na educação da fé, respondendo aos desafios vividos em nossa comunidade. A Mensagem transmitida através dos conteúdos da catequese, deverá levar os catequizandos a unirem Fé e Vida, de modo que a fé desperte neles um ardor renovado e uma força transformadora, para que sua vida seja bem vivida. E é nisso que a catequese se torna eficaz, ao ajudar cada catequizando a reconhecer-se como ser humano integral.

 

Na Catequese Infantil, as turmas são divididas em duas etapas, conforme a idade. Para participar do sacramento da Eucaristia, cada criança frequentará a catequese, no mínimo, por dois anos, com encontros semanais de uma hora e meia de duração

  •  

© 2015 by Paróquia São Sebastião. Proudly created with Wix.com

  • facebook-square
  • Twitter Square