Pastoral da Acolhida

 

“Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória do Pai”

(Rom 15,7).


A Pastoral da Acolhida destina-se a “receber bem” e “ir ao encontro” das pessoas, com o objetivo de integrá-las na celebração, na comunidade, na paróquia. É um trabalho de acolhimento aos irmãos para que possam se sentir melhor nas missas e encontros. O objetivo desta pastoral é a recepção acolhedora dos fiéis da comunidade, passando assim uma imagem de uma comunidade acolhedora, fraterna e preocupada com o bem-estar dos outros.

 

A missão da Pastoral consiste em acolher com amor, dedicação e empenho os participantes das missas. Esse acolhimento é feito com um cumprimento e a entrega dos folhetos na porta da Igreja, ademais ajudando as pessoas na acomodação das mesmas com uma maior atenção aos idosos, gestantes e portadores de deficiências. Prestação de socorro no caso de mal-estar ou outro problema.

 

A Pastoral da Acolhida é muito mais do que o “atendimento ao público” de uma empresa. É um sinal de amor da própria comunidade, por isso, pessoa que assume este ministério da Pastoral da Acolhida deverá cultivar virtudes pessoais que a ajudam a ser simpática e acolhedora.

 

A acolhida antes de ser uma tarefa é uma atitude que brota do coração. Uma atitude básica de acolhida e de escuta. Uma atitude que vai sendo cultivada a cada dia, é um testemunho cristão num mundo que vive o isolamento e individualismo. Somos chamados a sermos pessoas de Acolhida nas condições normais da nossa vida, a partir daquilo que somos e daquilo que fazemos.

 

São muitas as passagens do Evangelho que revelam o jeito de Jesus acolhedor. Para Jesus acolher é ir ao encontro, aproximar-se, buscar, convidar, caminhar junto… Portanto, os critérios para a acolhida fundamentam-se na Palavra de Deus, nas orientações da Igreja e nas necessidades da comunidade local. Na Bíblia encontramos Deus que acolhe o seu povo; Deus que vê e ouve e se manifesta através de pessoas seus profetas.

 

© 2015 by Paróquia São Sebastião. Proudly created with Wix.com

  • facebook-square
  • Twitter Square