Pastoral vem da palavra pastor. Quando falamos em pastor lembramos de rebanho, campo, cuidados com a realidade. Logo, Pastoral da Igreja significa um olhar especial da nossa Igreja em relação às respostas que o mundo está precisando, segundo os princípios do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Pastoral é um termo que está muito presente na linguagem da Igreja, por isso mesmo não ouvimos falar tanto em outras áreas da nossa vida.

 

Podemos dizer também que Pastoral é uma ação transformadora voltada para o trabalho da Igreja missionária, atividades comunitárias e sociais, ensinando e aprendendo os valores cristãos.

É importante ressaltar que é uma ação evangelizadora que se realiza na comunidade a partir de mútua cooperação entre fiéis e pastores. Neste sentido, aqui não existe a questão de quem é o mais importante. Todos têm uma função, um carisma, um jeito de viver, porém, todos somos importantes para que o Reino de Deus aconteça. Com as nossas virtudes e defeitos. Todos nós estamos a caminho, na estrada, procurando a nossa conversão no Cristo ressuscitado. Todos nós somos importantes.

Pastoral é a ação da Igreja no mundo! Onde devemos levar em consideração a pessoa no seu todo: espiritual, biológica, social, econômica e culturalmente. Que missão difícil, ampla, completa, empolgante, fascinante, prazerosa, estressante,... Esta é a missão que Deus colocou para cada um de nós. É por isso que somos chamados filhos e filhas de Deus, e fomos selados por Ele através do nosso Batismo. Coragem e Fé.

 

FONTE: http://www.santuariosagradocoracao.com.br/oqueepastoral.html

© 2015 by Paróquia São Sebastião. Proudly created with Wix.com

  • facebook-square
  • Twitter Square